Arena da fé

Voltar

[Aconteceu] arena da fé-01-01

Os estádios são estruturas construídas para acomodar grande público em torno de uma área central onde são apresentados jogos esportivos, shows, cerimônias, dentre outros eventos.

A origem dos estádios remonta à Grécia antiga, onde os primeiros foram edificados por volta do século VIII a.C para abrigar os jogos olímpicos. Os romanos copiaram o formato e ergueram os circos e os anfiteatros. Estes eram utilizados para batalhas sangrentas de gladiadores, corridas de cavalos e carros de combate, e apresentações teatrais. Nesse período foi implementada a famigerada “política do pão e circo”, denunciada pelo poeta satírico Juvenal, onde os imperadores romanos ofereciam à população mais pobre, cereais e espetáculos nos anfiteatros com o objetivo de distraí-los nos momentos de crise. O anfiteatro mais famoso é o Coliseu, na Itália.

Somente no século XIX os esportes de massa foram reavivados, o que ocasionou a construção de diversos estádios pelo mundo. Realizou-se, então, a primeira olimpíada moderna em 1896 em Atenas.

No Brasil, o futebol se tornou o esporte mais praticado e um dos principais itens da nossa cultura. Isto fez com que vários estádios fossem construídos, dentre eles o Maracanã, que por vários anos foi considerado o maior do mundo. Em Fortaleza foi inaugurado em 1973 o Estádio Governador Plácido Castelo, que ficou popularmente conhecido como Castelão.

Para sediar a Copa do Mundo de 2014, o Brasil reformou e ampliou os maiores estádios, incluindo o de Fortaleza que passou a se chamar Arena Castelão. Durante a Copa, o Castelão recebeu seis jogos, entre ele um jogo das oitavas de final, um das quartas de final e dois jogos da Seleção Brasileira.

Ainda em 2014, cerca de 60 mil pessoas participaram do evento comemorativo pelo centenário da Igreja Assembleia de Deus no Ceará.

Entre os dias 22 e 24 de outubro deste ano, o Castelão recebeu o Festival de Esperança, um dos maiores eventos evangelísticos do mundo cujo pregador e responsável pela organização é Franklin Graham, filho do Pastor Billy Graham que é considerado o maior evangelista do século XX. Billy Graham foi conselheiro de vários presidentes dos Estados Unidos e de outros países.

Ao total, 95 mil pessoas compareceram aos três dias do Festival de Esperança e 4.188 pessoas decidiram entregar suas vidas a Jesus Cristo, no evento organizado pela Associação Evangelística Billy Graham, em parceria com a Ordem de Ministros Evangélicos do Ceará.

Além da pregação evangelística do reverendo Franklin Graham, a grande cruzada evangelística que já foi realizada em diversos países de todo o mundo, teve em sua edição de Fortaleza, a participação dos cantores PG, Rose Nascimento, Carlos Rilmar e as atrações internacionais: Dennis Agajanian, Tommy Coomes Band e Michael W. Smith.

Os estádios que sediam os diversos tipos de eventos e já foram palco de espetáculos sangrentos inclusive para o massacre de cristãos perseguidos, hoje também são utilizados para a pregação do evangelho de Cristo. Glória a Deus por isto!

O apóstolo Paulo, ao comparar a vida cristã com a de um atleta, disse: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis” (1 Co 9.24). E nos lembra que “eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível”.

Que os nossos estádios sejam arenas da fé onde as pessoas possam correr em direção ao alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fl 3.14).

 

AD Cidade - Todos os direitos reservados @ 2018 - Site desenvolvido por Leme Digital