DIA 18 | DEVOCIONAL JEJUM EM FAMÍLIA

Voltar

Dia 18 | 23 de janeiro de 2020
COMENDO DO FRUTO – DOMÍNIO PRÓPRIO

Texto Bíblico: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.” Gálatas 5.22-26

Pensamento: Um dos gumes do fruto do Espírito, citado por último, é o Domínio Próprio, algo que muitos são necessitados de ter. Talvez você seja uma dessas pessoas e precise entender sobre esse assunto e tomar uma decisão a esse respeito. O domínio é algo ordenado pelo próprio Deus, desde a criação, quando assim se referiu: “E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” Gênesis 1.28. Os homens têm exercido domínio sobre a criação, sobre todos os animais de todas as espécies, toda a ciência e sabedoria, no entanto o domínio do homem debaixo da bênção de Deus (“Deus os abençoou…”) foi perdido quando Adão pecou e só voltou ao homem quando Jesus veio à terra, morreu e ressuscitou (Mt. 28.18). Assim, o homem domina todas as artes, os animais, os tempos, os conhecimentos e a sabedoria, mas não consegue dominar-se a si mesmo de maneira natural. O apóstolo Tiago assim demonstra: “Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, amansa-se e foi domada pela natureza humana; Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.” Tiago 3.7, 8. A Bíblia fala que nenhum homem pode fazer isso, somente o Senhor, e Ele disponibilizou a nós o fruto do Espírito a fim de que o comamos e consigamos dominar a nós mesmos. Porém, temos que andar em Espírito (Gl 5.16) para podermos provar desse fruto. Que assim o façamos!

Perguntas: Agora, você precisa ser honesto consigo mesmo para responder: você consegue dominar-se a si mesmo? Pense em algumas situações que provam isso e compartilhe-as com sua família! Se não se considera, talvez você ainda esteja aprisionado em dominar os outros, quando na verdade precisa dominar-se. O que você pode fazer para isso se tornar uma realidade?

Oração: Ore para que o Domínio Próprio seja uma realidade em sua vida e família. Ore para que possa andar em Espírito e, assim, possa comer do seu fruto. Ore por libertação nessa área para você e para quem está ao seu redor.

AD Cidade - Todos os direitos reservados @ 2018 - Site desenvolvido por Leme Digital